Em minha carreira, tive a oportunidade de revisar muitos abstracts enviados para conferências internacionais. Coloco aqui algumas considerações que acredito serem úteis para elaborar um excelente abstract:
- Um abstract (resumo) a ser enviado para ser analisado como candidato a pôster ou apresentação oral numa conferência deve ser uma peça única, no sentido de ser preparada especificamente para o evento em questão, demostrando coerência. Comece lendo atenciosamente as regras para elaboração do abstract, atentando para contagem de palavras, número máximo de coautores, número máximo de figuras (bem como qual a definição mínima requerida para as mesmas), etc.
- Copiar e colar diferentes frases, de diferentes seções do seu manuscrito torna o abstract desarticulado e incoerente.
- NÃO use maiúsculas para o título do seu resumo. Não será isso que te dará destaque no momento da avaliação, mas sim a qualidade dos dados, bem como a inovação que o trabalho traz para a especialidade.
- Minimize o uso de siglas. Caso o uso de siglas seja absolutamente necessário:
- Não inclua siglas em seu título, a menos que seja algo que todos da banca examinadora conheçam, ou alguma sigla globalmente aceita e conhecida, como HIV por exemplo.
- Defina cada acrônimo antes de usá-lo novamente. Não presuma que os outros saberão o que você quer dizer. Exemplo: “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência de câncer de cólon tem aumentado.”
- Não crie novos acrônimos para um termo quando um já existe e é usado convencionalmente.
- Evite usar mais de 2 acrônimos em uma mesma frase.
- Na introdução, forneça uma breve descrição do que já se sabe pela literatura, e explique claramente por que o seu projeto é inovador/acrescenta algum conhecimento novo à especialidade.
- Deixe claro os objetivos do estudo na última frase da introdução do abstract. Isso ajudará a orientar os revisores à medida que analisam seus métodos e resultados, já que eles julgarão seu trabalho à luz dos objetivos que você mesmo estabeleceu.
- Resuma seus principais resultados logo na primeira frase de sua discussão ou conclusão. Isso permite que os revisores saibam o que você quer expressar e qual a mensagem principal que seus resultados ilustram.
- Inclua figuras, resultados quantitativos/estatística que reforcem a principal mensagem que seu manuscrito que passar, de forma clara e objetiva.
- Mais importante, lembre-se de que os revisores podem não ser especialistas no tópico de sua pesquisa. Prepare seu abstract com uma linguagem e abordagem que qualquer pesquisador que esteja habituado à linguagem científica entenda, mesmo não sendo um especialista em sua área.