Em qualquer aplicação internacional, o médico ou estudante de medicina terá que passar por um processo de entrevista. Seja para uma vaga de emprego, estágio, mestrado ou outras oportunidades, a etapa de entrevista é muito frequente.
Uma entrevista de emprego é a oportunidade perfeita para “vender” a si mesmo. Além disso, serve para receber feedbacks e aprender mais sobre a instituição a qual você deseja fazer parte.
É uma etapa crucial para conseguir a vaga dos seus sonhos, e te ajuda a determinar se você está fazendo a coisa certa para sua carreira.
Se seus sonhos e ambições são grandes, domine a arte da entrevista!
Como qualquer outra habilidade, um bom desempenho em entrevistas requer orientação e muita prática. O meu livro “Global Doctors” também vai te ensinar como se preparar para entrevistas para residência médica ou mesmo para vagas de emprego no exterior. Você terá uma visão geral do que fazer durante a entrevista e, principalmente, do que não fazer!
-
Pratique, mas do jeito certo
O sucesso não está relacionado a quantas vezes você praticou para a entrevista, mas como você praticou. Uma entrevista padrão geralmente é dividida em partes. Prepare-se para cada uma delas. Você deve saber:
- Como começar a entrevista
- Como falar sobre você
- Como ilustrar, com exemplos, experiências vividas e resultados atingidos
- Como abordar uma questão hipotética, que precise de criatividade
- Como reagir caso receba uma pergunta inesperada
- Como terminar a entrevista
Trabalhe exaustivamente para se preparar para cada uma dessas partes! Se você tentar praticar todas essas coisas apenas no dia anterior da entrevista, provavelmente entrará na sala tenso, e sua performance será abaixo do esperado/desejado. Tenha um plano de ação claro para cada um desses tópicos citados acima. Somente quando se sentir confiante em relação a um tópico, passe para o próximo.
-
Leia atentamente a descrição da vaga.
Ao ler atentamente a descrição da posição desejada, você verá que é de lá que vem a maioria das respostas certas para a entrevista. O entrevistador, em poucos minutos, irá perceber se você leu ou não a descrição da vaga. Ler a descrição da vaga o ajudará a não ser surpreendido durante a entrevista.
-
Tenha bons exemplos prontos.
Após estudar bem a descrição da vaga, formule possíveis perguntas e anote todos os exemplos que podem ser adequados para embasar suas respostas. Isso lhe dará segurança e repertório para decidir como responder algo, especialmente quando encarar perguntas inesperadas.
Uma maneira de introduzir exemplos é: “Sim, de fato eu tenho um exemplo que ilustra bem esse problema”.
Claro, nem todas as perguntas exigirão um exemplo. No entanto, se você puder fornecer um, mesmo numa resposta rápida, ilustrará sua competência nessa área específica, além de mostrar que você tem versatilidade na hora de responder.
-
Prepare-se para o famoso: “Fale sobre você”.
Essa é, certamente, a pergunta mais frequente em entrevistas para médicos. O entrevistador quer uma visão geral de seus pontos fortes e competências para a vaga.
-
Evite problemas logísticos e prepare-se para o dia da entrevista!
Um fator importante para manter a calma no dia da entrevista é cuidar das questões logísticas com antecedência. Planeje como você se deslocará até lá (metrô, carro, táxi) e pesquise o tempo necessário para chegar ao local.
Planeje, também, com antecedência, que roupa vestir e que documentos levar no dia da entrevista.
Sugiro que você saiba o nome e um pouco da história do entrevistador.
Tudo isso irá ajudá-lo a administrar sua mente e emoções no grande dia! Você se sentirá mais bem preparado, e poderá focar nos pontos realmente importantes da entrevista.
-
Não chegue muito cedo.
Chegar atrasado para a entrevista está fora de questão, mas você provavelmente causará uma impressão igualmente ruim se chegar muito cedo.
Procure chegar 15 minutos antes do horário agendado para a entrevista.
Chegar mais de 30 minutos antes do horário programado pode fazer com que você se depare com outros candidatos, o que pode deixá-lo ansioso. Isso também pode incomodar o entrevistador ou a recepcionista, pois eles serão obrigados a entretê-lo.
Se você chegar um pouco mais cedo, informe que você chegou, mas diga que vai dar uma caminhada rápida e esticar um pouco as pernas.
Exemplos de perguntas que podem ser feitas numa entrevista
Aqui estão algumas perguntas da entrevista médica para as quais você deve se preparar:
-
Como você lida com situações estressantes como médico?
O que eles estão julgando aqui:
- Seus mecanismos para lidar com estresse
- Sua habilidade de se manter calmo
- Sua capacidade de tomar decisões ponderadas, mesmo sob estresse
Exemplo de resposta: “Eu geralmente respiro fundo e examino a situação com calma. Eu não ignoro o estresse. Em vez disso, busco meus colegas para obter apoio e orientação profissional”.
-
Por que você escolheu ser médico? Que aspectos da medicina o atraíram a escolher essa carreira?
Você deve ressaltar exemplos que justificam sua paixão, bem como objetivos de longo prazo, usando conexões emocionais.
Exemplo: “Meu parente próximo sofria de uma doença cardíaca e isso me incentivou a me tornar um cardiologista. Quero cuidar e apoiar esses pacientes”.
-
Que habilidades médicas você traria para nossa instituição? Como você usaria essas habilidades para melhorar esse local?
O que eles estão julgando aqui:
- Traços de personalidade que complementam suas habilidades técnicas
- Treinamentos especiais ou certificações
- Reconhecimentos/prêmios que tenha recebido
Exemplo: “Sou certificado pelo American College of Cardiology no ACLS tendo tirado a nota máxima no exame final. Pude utilizar os conhecimentos obtidos nesta certificação na prática e me sinto confortável em lidar com emergências cardiológicas.”
Outro exemplo: “Eu traria para a prática uma sólida ética de trabalho, o desejo de fazer parte da equipe e a capacidade de prestar assistência de qualidade aos pacientes.”
-
Imagine que haja uma emergência enquanto você está atendendo outro paciente. Como você lida com tal situação?
Aqui está o que é esperado numa resposta:
- Ser capaz de manter a calmo, mudando de tarefa imediatamente
- Garantir que o paciente atual compreenda a situação
- Chegar a uma solução imediata para a emergência
Exemplo: “Eu trataria da emergência, mas simultaneamente, asseguraria que meu paciente atual ainda se sentisse cuidado. Eu pediria ao meu colega para cuidar do paciente enquanto eu cuido da emergência e faria o acompanhamento com o paciente assim que as coisas se acalmassem”.
-
Onde você se vê daqui a cinco a dez anos?
O que é esperado com a sua resposta:
- Suas ambições
- Sua honestidade
Exemplo: “No momento, meu único objetivo é oferecer o melhor cuidado aos meus pacientes, e ser o melhor que posso em minha especialidade. No entanto, não tenho certeza de onde me vejo nos próximos dez anos. Estou dando um passo de cada vez, garantindo que dou o meu melhor no trabalho e me sinta realizado no processo”.
Dicas para após a entrevista:
Mantenha contato com o entrevistador após o término da entrevista. Essa é uma atitude crucial. Seu nome deve estar fresco na mente dos examinadores.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer após uma entrevista:
- Envie uma nota de agradecimento. As notas escritas à mão são personalizadas, mas os e-mails podem ser igualmente eficazes.
- Liste as perguntas que você ainda deseja perguntar.
- Retorne qualquer telefonema ou e-mail imediatamente.
- Se a oportunidade não parecer adequada, certifique-se de recusar educadamente.
- Se você receber uma oferta, considere os prós e os contras de aceitá-la antes de dar qualquer resposta.
Preparar-se para uma entrevista pode ser estressante, e ficar nervoso é natural e esperado. Não caia na armadilha da síndrome do impostor! Lembre-se de que você tem qualidades e qualificações para a vaga!
Lembre-se de todas as coisas boas que você já fez e de todas as coisas que ainda quer fazer.
Ir para a entrevista com uma perspectiva positiva garantirá que você dará o seu melhor.