Tudo começou quando um amigo meu me deu um toque: “Eu adoraria ler num blog essas coisas que você tem aprendido e vivido”.
Nos últimos anos, eu me tornei praticamente obcecado pela ideia de alcançar renda passiva, através do maior número de fontes de renda possível. Antes, eu nem sequer sabia que renda passiva era possível, ou mesmo se ela de fato existia!
Tudo mudou quando eu comecei a buscar conhecimento e, mais importante, tomar a atitude de colocá-lo em prática!
Sabe, eu fui ensinado que todos nós estávamos no mesmo barco. Nesse barco, estão pessoas que pensam que serão recompensadas proporcionalmente à carga de trabalho que colocam nas coisas.
Em outras palavras: elas pensam que a equação da vida é: ESFORÇO + TEMPO = RENDA.
Aprendi que deveria estudar muitas horas para tirar boas notas. Eu também ouvia as pessoas me dizerem coisas como: “Trabalhe um certo número de horas, que no fim do mês você recebe um salário”. Alguns colegas de profissão chegavam a calcular quantos plantões precisariam dar, se quisessem comprar algo, ou fazer uma viagem.
Insano.
Isso tudo começou a mudar no ano de 2011. Nesse ano eu me casei, e minha esposa começou um MBA em Gestão Empresarial na GV.
Eu então passei a ler os materiais do curso.
Foi como se eu estivesse entrando numa outra dimensão, atravessando um portal que eu sequer sabia que existia.
Nessa nova dimensão, a vida não era mais regida pelas máxima ESFORÇO + TEMPO = RENDA.
Eu então tive um choque. Eu aprendi que existiam muitas pessoas que viviam uma vida diferente. Eles jogavam um jogo com regras diferentes da minha. Eles performavam em arenas que eu desconhecia. Essas pessoas usavam diferentes maneiras de alavancar o esforço, conquistando resultados em escala, que um vendedor de horas nunca conseguirá alcançar.
Foi então que eu olhei para o mercado de trabalho do médico comum. Ficou claro que a equação ESFORÇO + TEMPO = RENDA era inadequada. Isso se tornou ainda mais evidente quando, ao entrar no mercado de trabalho médico, pude ver quão desvalorizada nossa profissão está.
Entenda: o mundo recompensa ou quem é raro, ou quem trabalha com escala. A raridade é o que explica artistas e atletas famosos terem ganhos estratosféricos. Não é sobre ser importante para a sociedade, é sobre ser raro. Isso explica por que professores, enfermeiros, bombeiros e policiais ganham muito pouco, embora sejam extremamente importantes. O motivo é simples: eles simplesmente são numerosos demais.
O mercado brasileiro absorve cerca de 20 mil novos médicos por ano. Fatalmente, a lei primária do mercado (oferta x procura) estará cada vez mais contra nós, pelo simples fato de sermos numerosos demais.
Isso é justo? Obviamente que não, mas aqui não estamos discutindo a questão de justiça de mercado ou mesmo justiça social. Eu quero mais é entender o mundo como ele é, sem crenças que me incapacitem, a fim de sobreviver e operar cada vez melhor em um mundo desleal, competitivo e incrivelmente injusto.
Não se engane, será apenas questão de tempo que médicos brasileiros se tornem apenas mais uma commoditie, regulada pelas leis de mercado.
Mas então, o que fazer? Eu repito:
“É essencial que se quebre esse vínculo entre ESFORÇO + TEMPO = RENDA”
Francamente, nós já atingimos nosso limite de quantas horas podemos trabalhar, e a recompensa só tende a diminuir. Alguns dizem que se deve trabalhar ainda mais duro, indefinidamente. Porém, isso significa mais tempo longe da família ou amigos, então eu simplesmente não posso aceitar que isso seja o meu destino.
Então, foi por isso que decidi me dedicar a aprender tudo a respeito de maneiras de “work smart”, e não mais somente “work hard”. Eu passei então a investir tempo e energia em áreas que me trariam ganhos futuros maiores.
Qual o ponto de tudo isso?
Para mim, o objetivo final é estar presente e ajudar minha família e os necessitados, não somente com recursos financeiros, mas principalmente com minha presença física. Eu estava simplesmente faminto por tempo de qualidade com os que mais importam para mim. Infelizmente, a carreira médica que vivi até então não foi capaz de me entregar essas coisas.
Não me entenda mal, eu absolutamente amo o que faço, e me sinto honrado de ser um cirurgião. Eu simplesmente estou buscando mais equilíbrio, e investir em meu futuro.
Levando isso em conta, esse blog servirá como uma espécie de diário dessa minha jornada, que consiste em encontrar soluções para ter uma vida plena e equilibrada.
Eu irei experimentar diferentes formas de renda passiva, mas muito mais do que isso, eu reorganizarei minha vida, buscando inspiração de quem já atingiu isso.
Se isso fala forte em seu coração, venha comigo. Nós iremos caminhar juntos nessa jornada.
Marcos Galasso