Olá pessoal, Dr. Marcos aqui!
Hoje vou falar um pouco sobre qual seria a melhor época da vida, ou melhor idade para imigrar aqui para o Canadá, e, principalmente, se essa é é uma boa opção para uma pessoa um pouco mais velha (por exemplo, 10-20 anos de formado). Confira meu vídeo!
Bom, antes de começar meu clinical fellowship, eu trabalhei quase 4 anos com pesquisa médica aqui no Canadá e uma das coisas que me chamou bastante atenção foi o fato de muitas pessoas que trabalhavam no laboratório tinham mais de 40 anos! Antes de vir pra cá eu não imaginava que essa seria a realidade, eu acreditava que a maioria das pessoas trabalhando no lab com pesquisa seriam mais novas (na faixa dos 30 anos ou entre 30 e 40 anos), mas observei muitas pessoas na faixa de 40 anos e algumas até com mais de 50 anos. A maioria dessas pessoas buscava completar uma pós-graduação e/ou desenvolver algum tipo de trabalho científico. Em alguns casos, essas pessoas eram professores no seu país de origem e precisavam/gostariam de ter uma experiência internacional; em outros casos, elas conseguiram uma bolsa ou auxílio da sua intituição de origem.

Equipe do laboratório de pesquisa que fiz parte aqui em Toronto!
Mas tinha também o caso de profissionais de outros países (por exemplo, Japão, China, Índia, e outros brasileiros), que já haviam se formado há algum tempo e estavam estabelecidos, atuando como médicos, mas sentiram vontade de passar um período (às vezes, 1-2 anos, ou até mais) fora de seu país, ou seja, decidiram que queriam ter essa experiência internacional fazendo pesquisa. E, geralmente, essas pessoas trazem seus filhos e toda sua família, e o comentário comum é que eles sempre pensavam nos filhos ao tomar essa decisão de imigrar. Uma coisa muito interessante aqui do Canadá é que, independente da posição que vc venha trabalhar aqui (pesquisa, clinical fellowhsip, ou qualquer outra área), a partir do primeiro dia que você está trabalhando legalmente aqui, os seus filhos têm o direito de frequentar a escola pública! Então, muitas pessoas encaram imigrar pra cá como uma oportunidade de garantir, mesmo que por um certo tempo, que seus filhos tenham uma educação canadense, bilígue, etc.. E isso acaba pesando bastante na decisão dessas pessoas!
Bom, é isso! Espero que tenham gostado desse conteúdo!
Um abraço,
Dr. Marcos